REDES
Existem diversos critérios para a classificação de redes conforme o seu espaço geográfico. Com base nesses critérios temos abaixo a classificação das redes:
Redes de área local ou LAN (Local Área Networks) – É considerada uma LAN quando a abrangência de uma rede não ultrapassa algumas dezenas de metros, seu tamanho se limita a apenas uma região física.
Redes de área alargada ou WAN (Wide Área Networks) - Uma WAN consiste normalmente em diversas redes locais entre si, abrangendo um conjunto de edifícios vizinhos, como por exemplo vários países ou ate a totalidade do globo (como é o caso da Internet).
Rede campus ou CAN(Campus Area Network)- Uma CAN consiste normalmente em diversas redes locais ligadas entre si, abrangendo um conjunto de edifícios vizinhos, como por exemplo vários departamentos de uma Universidade, hospital ou uma grande unidade fabril.
Rede pessoal ou PAN (Personal Area Network)- Uma PAN é uma rede de computadores usada para comunicação entre dispositivos de computador (incluindo telefones e assistentes pessoais digitais) perto de uma pessoa.
Rede vertical ou VAN (Vertical Area Network)- Uma VAN é usualmente utilizada em redes prediais, vista a necessidade de uma distribuição vertical dos pontos de rede.
Rede metropolitana ou MAN (Metropolitan Area Network)-redes que abarcam a área de uma grande cidade ou região urbana, interligando determinadas entidades ou instituições que necessitam de manter entre si um sistema de comunicações de dados, como por exemplo as entidades administrativas ou policiais de uma grande cidade.
Rede de armazenamento ou SAN (Storage Area Network)- Uma SAN serve de conexão de dispositivos de armazenamento remoto de computador para os servidores de forma a que os dispositivos aparecem como locais ligados ao sistema operacional.
Referências:
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_2.asp