redes
É UMA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS DE ALTA VELOCIDADE, USADA EM MUITAS REDES AO REDOR DO MUNDO INTERLIGANDO APLICAÇOES DO TIPO JAN, SNA, INTERNET E VOZ. FORNECE UM MEIO PARA ENVIAR INFORMAÇÕES ATRAVES DE UMA REDE DE DADOS DIVIDINDO EM FRAMES (QUADROS) OU PACKETS (PACOTES). CADA FRAME CARREGA UM ENDEREÇO QUE É USADO PELOS EQUIPAMENTOS DA REDE PARA DETERMINAR O SEU DESTINO.
A TECNOLOGIA FRAME RELAY UTILIZA UMA FORMA SIMPLIFICADA DE CHAVEAMENTO DE PACOTES, SENDO ADEQUADA PARA COMPUTADORES, ESTAÇÕES DE TRABALHO E SERVIDORES DE ALTA PERFORMANCE QUE OPERAM COM PROTOCOLOS INTELIGENTES, TAIS COMO SNA E TCP/IP. PERMITINDO QUE UMA GRANDE VARIEDADE DE APLICAÇÕES UTILIZE ESSA TECNOLOGIA, APROVEITANDO ESSA SUA CONFIABILIDADE E EFICIENCIA NO USO DE BANDA.
NO FIM DA DECADA DE 80 E INICIO DE 90, VARIOS FATORES COMBINADOS DEMANDARAM A TRANSMISSAO DE DADOS COM VELOCIDADES MAIS ALTAS:
- MIGRAÇÃO DAS INTERFACES DE TEXTO PARA INTERFACES GRAFICAS;
- AUMENTO DO TRAFEGO DO TIPO RAJADA NAS APLICAÇÕES;
- AUMENTO DA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DOS EQUIPAMENTOS DE USUARIO
- POPULARIZAÇÃO DAS REDES LOCAIS E DAS APLICAÇÕES CLIENTE / SERVIDOR;
- DISPONIBILIDADE DE REDES DIGITAIS DE TRANSMISSAO;
NESSA EPOCA, O BELL LABS, DESENVOLVIA A TECNOLOGIA ISDN E O PROTOCOLO FRAME RELAY ERA PARTE DESSE CONJUNTO. DEVIDO A SUAS CARACTERISTICAS, O PROTOCOLO FOI DESMEMBRADO E EVOLUIU COMO UM SERVIÇO DE REDE INDEPENDENTE.
A REDE FRAME RELAY:
É COMPOSTA POR:
- EQUIPAMENTOS DE USUARIOS (PCS, ESTAÇÕES DE TRABALHO ETC) E SUAS RESPECTIVAS APLICAÇÕES;
- EQUIPAMENTOS DE ACESSO COM INTERFACE FRAME RELAY
- EQUIPAMENTOS DE REDE
A CONVERSAO DE DADOS PARA O PROTOCOLO FRAME RELAY, É FEITA PELOS EQUIPAMENTOS DE ACESSO. SÃO ENVIADOS AOS EQUIPAMENTOS DE REDE, CUJA FUNÇÃO É BASICAMENTE TRANSPORTAR ESSE FRAMES ATE O SEU DESTINO. E É SEMPRE REPRESENTADA POR UMA NUVEM, JÁ QUE ELA NÃO É UMA SIMPLES CONEXÇAO FISICA ENTRE 2 PONTOS DISTINTOS. A CONEXAO É FEITA ATRAVES DE UM CIRCUITO VIRTUAL,