redes
(Redes WAN - Wide Area Networking)
Prof. Ademar Felipe Fey
Prof. Raul Ricardo Gauer
V1.3 - fevereiro de 2011
Capítulo 1 – Introdução às redes de computadores de longa distância
(redes WANs)
1.1 - Um pouco de história
As redes de computadores WANs existem desde a década de 70 do século passado.
Com o advento da necessidade de que os computadores falassem entre si (por exemplo, o modelo de protocolos de interconexão de computadores SNA da IBM) surgiu também a idéia de uma rede de computadores de longa distância (Wide Area Network – WAN).
Ao longo destes praticamente 40 anos, as redes WANs foram se sucedendo, cada uma com seu princípio de funcionamento, suas aplicações, suas características técnicas, suas vantagens e desvantagens.
Fig. 1.1 - Redes WANs (Wide Area Networks). Redes de Longa Distância.
Desde a rede E1 (que utiliza o conceito da Interface E1, ou interface de 2Mbps), primeira a ser lançada no cenário internacional, até a rede MPLS, funcionando na camada
2,5 do modelo OSI de interconexão (na palavra de alguns especialistas), as redes foram sendo implantadas para atender necessidades específicas de cada época, cada qual com suas características que pretendemos estudar ao longo deste trabalho.
Ao falar das redes WANs, acreditamos que não podemos deixar fora as redes
Broadband, redes banda larga, que apesar de serem redes de acesso (normalmente à
Internet) estão tendo um papel fundamental de democratizar o acesso à Internet para o usuário residencial, ou usuário final.
Também não podemos deixar de lado as novas gerações de redes wireless WiMAX e a LTE (Long Term Evolution), que pretendem revolucionar a comunicação no âmbito das operadoras de telecomunicações, trazendo a possibilidade de oferecer a tecnologia 4G.
O profissional de Telecomunicações e de Redes de Computadores não pode deixar de conhecer estas tecnologias de redes, pois elas abrem a visão para o desenvolvimento e