Redes
Ambientação Tecnológica
Redes e Infraestrutura
São Paulo 2014
SENAC
Redes e Infraestrutura
Trabalho apresentado ao SENAC, em cumprimento parcial às exigências da disciplina de Ambientação Tecnológica, sob orientação do prof. Douglas M. Mariano.
São Paulo
2014
Sumario
Resumo 1
Introdução 2
Protocolos e serviços de rede 3
O que é, e porque utilizar cabeamento estruturado 9
Linux x Windows 10
O que é firewall 15
O que é infraestrutura de redes 17
Conclusão 18
Ribeiro, A. R. trabalho de redes de computadores (disciplina ambientação tecnológica). São Paulo, 2014. –Senac Largo treze.
Introdução
Este trabalho tem como objetivo principal, mostrar os padrões da formatação de um documento, seguindo os padrões da ABNT (associação brasileira de normas técnicas), e também como objetivo secundário auxiliar os alunos no entendimento e aprofundamento do conceito de redes de computadores, preparando assim os mesmo para um melhor aprendizado das atividades ministradas em sala de aula.
Protocolos e serviços de rede
Protocolo é o conjunto de regras sobre o modo como se dará a comunicação entre as partes envolvidas.
Protocolo é a "língua" dos computadores, ou seja, uma espécie de idioma que segue normas e padrões determinados. É através dos protocolos que é possível a comunicação entre um ou mais computadores. Os protocolos de rede nasceram da necessidade de conectar equipamentos de fornecedores distintos, executando sistemas distintos, sem ter que escrever a cada caso programas específicos. Ambos os computadores devem estar configurados com os mesmos parâmetros e obedecer aos mesmos padrões para que a comunicação possa ser realizada sem erros. Existem diversos tipos de protocolos de rede, variando de acordo com o serviço a ser utilizado. De maneira geral há dois tipos de