Trabalho de Ética
Se for levado em conta o que diz Rousseau - o ser humano nasce puro, é a sociedade que corrompe - podemos dizer que a formação da consciência moral é um dos importantes fatores para ser levado em conta o que diz respeito ao combate a criminalidade. A família é uma das mais importantes, pois é a primeira instituição que o homem começa a fazer parte no inicio da sua vida, sendo assim responsável pela educação dos filhos, imposição de limites, e deve estabelecer valores morais e éticos.
Com tudo, observamos que uma família desestruturada colaborará com o surgimento da criminalidade. A família desestruturada não terá condição de transmitir aos filhos uma consciência de moral e valores. Temos que notar que a desestrutura tem a ver com as condições mínimas de afeto e convívio dentro da família, o que pode ocorrer em qualquer modelo familiar.
“A moral é um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual é regulamentado as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal “ (Vásquez, 2003, p. 84).
Seguindo o que diz Vásquez, a moral, em uma sociedade, adverte o comportamento que deve ser analisado como bom e mau. A ética busca a base do valor que orienta o comportamento, partindo da historia contida nos valores.
2) É reconhecida em nosso meio a grande dificuldade dos indivíduos cumprirem regras éticas. Qual poderia ser a solução inicial para o cumprimento das regras éticas nos dias de hoje?
Acredito que de início, para que tais condutas éticas sejam respeitadas e realmente aplicadas no mundo de hoje, devemos mexer e tentar modificar, na raiz, as condutas morais de cada indivíduo. Vejamos que não é algo fácil, na verdade é