Redes
1. O que é um concentrador (hub) e como ele funciona?
O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. O hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.
2. Uma empresa tem 3 segmentos ethernet conectados com duas pontes transparentes formando uma rede linear. Um novo administrador de rede é contratado e, como ele está acostumado com equipamentos ibm e token ring, decide conectar as duas pontas abertas da rede com uma terceira ponte formando um anel. O que vai acontecer?
3. Por que pontes são mais rápidas do que roteadores?
4. O que uma ponte faz quando encontra um quadro com endereço de broadcast?
Ela transmite o quadro para todas as portas (flooding) exceto a porta de origem.
5. Como evitar que uma grande rede local com várias pontes não entre em loop quando um flooding é feito?
Para evitar que uma rede local não entre em loop pode-se implementar na rede o protocolo STP (Spanning Tree) que detecta e elimina loops em redes segmentadas. Para isso, é criada uma árvore - um sub-conjunto do grafo original da rede - que não contém ciclos. Interfaces (portas) que não fazem parte desta árvore são desconectadas e loops são removidos. Além disso, em caso de falha em um caminho ativo, o STP automaticamente ativa caminhos redundantes.
6. Como uma ponte transparente descobre como encaminhar quadros?
7. Como evitar que a tabela de endereçamento de um roteador fique muito grande na presença de milhões de hosts numa rede?
8. Compare as técnicas de vetordistância e estadodeenlace para a propagação de rotas.
9. O que diferencia um comutador (switch) de uma ponte normal? E de um roteador?
10. Comente as diferenças entre hubs e switches.
11. Uma rede local está com muitas