entrevista
A entrevista de Antônio Nóvoa nos fala das dificuldades encontradas em ser professor, ele coloca em destaque a diferença entre ser professor no passado, e ser professor nos dias hoje. Antonio Nóvoa deixa bem claro os obstáculo e também as muralhas que um profissional da área precisa derrubar pra chegar aonde ele quer chegar Nóvoa fala também das mudanças que ocorreram com passar dos tempos.
Ser professor nos dias de hoje está realmente mais difícil, pois as cobranças da sociedade para que tenham pessoas mais capacitadas, e a falta de estrutura crescem cada vez mais em relação à educação e ao próprio professor. Essas são umas das maiores dificuldades que um educador precisa enfrentar. Nos tempo de hoje as novidades, e o mundo tecnológico foram se introduzindo cada vez mais na sala de aula, ou seja, a qual antes só necessitava de livros, e do professor que ali estava para assim poder ter uma boa aula, está deixando de existir. Os tempos hoje são outros o bom professor é aquele que está atualizado com os acontecimentos do dia-a-dia para assim poder passa tudo para seus alunos, e aquele que também está sempre se avaliando e renovando suas práticas pedagógica podendo tornar suas aulas e seu trabalho mais fácil e mais proveitoso.
Sabemos que estamos em eterna formação continua que aprendemos mais cada dia que se passa. Seremos eternos aprendizes e sempre estaremos em busca de novos conhecimentos. Essa entrevista foi de suma importância para visualizamos o quanto o professor deve ser valorizado antes de ser criticado, com isso ele fala “as escolas valem o que vale a sociedade” não podemos exigir uma boa educação aonde não tem uma sociedade digna pra que isso aconteça. Apesar de todas as dificuldades que encontradas como salários, condições das instituições de formação de professores etc. Ser professor o um prazer enorme e que nunca devemos desistir, um dia ainda iremos conseguir vencer essas esses problemas.