A importância do ato de ler para o profissional da educação
A leitura é essencial na formação do cidadão. O ato de ler politiza, informa e forma um indivíduo mais crítico e capaz de tomar decisões mais acertadas acerca de vários assuntos. Por esse motivo, é imprescindível que o profissional da educação tenha o hábito da leitura para ser um incentivador desta dentro de sala de aula. Os livros devem fazer parte do universo da criança desde cedo. Apresentá-las ao encantador mundo das fábulas, onde a moral se ensina, e é absorvida de forma bem delicada, é papel, primeiramente dos pais e posteriormente do professor.
Infelizmente nem todas as pessoas tiveram acesso aos livros na infância e não tem o hábito da leitura. De qualquer forma, nunca é tarde para começar a se tornar um leitor.
Acreditar que o professor já leu tudo e sabe tudo, ainda faz parte do imaginário dos alunos, que atualmente, por conta do acesso fácil a todo tipo de informação, podem pegar o professor de calça curta em certas ocasiões. Como exigir que o aluno leia se o professor não lê?
A prática da leitura torna o professor mais preparado para discutir com os alunos sobre os temas propostos em sala de aula com mais propriedade. Dominar determinados assuntos, se interessar no aprofundamento de outros, ter “vivido e vido” na leitura universos e personagens distintos, dão ao professor experiências que podem enriquecer não só a sua vida, como também as discussões com os alunos.
Os livros podem te fazer rir, chorar, viajar, ter medo, se emocionar, se informar, se perguntar. A leitura transforma. O professor leitor é mais professor.