Redes
O conceito de rede basea-se em um grupo de computadores em pleno funcionamento em que independe de outros, permitindo compartilhamento de informações, softwares, arquivos, etc.
Podem atuar em computadores, periféricos e em linha de produção, reduzindo os custos, minimizando processos, economizando tempo e melhorando o desempenho operacional de uma empresa.
2. DEFINIÇÃO DE REDE Uma rede consiste em dois ou mais computadores conectados entre si para compartilhar serviços como:
Dados;
Mensagens por e-mail;
Impressoras.
Muitas redes são conectadas pela rede mundial de computadores, a Internet, onde existem vários recursos e formas de equipamentos que podem ser compartilhados ou interligados, através de protocolos, requisitos de segurança e meios de acesso. Existem basicamente dois tipos de rede conhecidos:
Rede Lan: são chamadas Local Área Networks ou locais, interligando os computadores no mesmo espaço físico, normal em uma empresa ou até mesmo em residências;
Rede WLan: Rede local onde se elimina todo cabeamento, hoje normal em residências, empresas ou locais públicos. Seu funcionamento depende de um determinado conjunto de meios físicos conhecidos por hardware e componentes de software.
2.1. HARDWARE
Quando falamos em hardware, uma rede precisa ter:
1. Computadores periféricos , impressoras, modens, fax, etc...
2. Cabeamento que façam a interligação dos computadores.
3. Placas de interface de rede, modens ou outros dispositivos que fazem a ligação dos computadores à rede.
2.2. SOFTWARES
Ao falarmos em softwares, são necessários:
1. Drives de rede, que são peças de softwares que se unem ao sistema de operações do computador para que este se comunique com a interface da rede;
2. Protocolos, que são normas em software que tornam possíveis a transmissão entre computadores envolvidos na rede;
3. Sistemas que interligam o sistema;
4. Programas de aplicação para trabalho em rede.
3.