redes
Meios de transmissão de dados
Os meios de transmissão são divididos como meios guiados e não guiados. A ideia é considerar a necessidade de um canal único de passagem da transmissão, como um cabo ou a difusão da transmissão, como na comunicação por infravermelho. A figura abaixo ilustra quais meios se enquadram como guiados e não guiados.
Algumas observações sobre os meios de transmissão:
Na transmissão por sinais elétricos, dependendo do meio e dos recursos providos pelas interfaces, temos a transmissão de dados operando em modo FULL ou HALF-DUPLEX.
Na transmissão por sinais óticos, a transferência da informação também apresenta características em modo HALF-DUPLEX (mono canal) e FULL-DUPLEX (infravermelho e par de fibras com sentido exclusivo).
Na transmissão por sinais magnéticos são utilizadas normalmente ondas de rádio e elas cobrem grandes distâncias. Neste meio, a onda eletromagnética representa uma portadora da informação e opera em freqüências elevadas.
1
Ítalo Diego Teotônio italodiego12@gmail.com - www.techlivre.blogspot.com - twitter.com/italo_diego www.facebook.com/italodiego
Todos esses meios de transmissão seguem padrões de transmissão desenvolvidos pelas principais empresas envolvidas com pesquisas nessa área, tais como:
AT&T - Syntimax PDS - 1991
Digital - Open DECconnect - 1986
Hewlett-Packard
IBM - IBM Cabling System – 1985
Outras entidades são responsáveis por certificarem os padrões, que a partir desse momento passam a serem adotados pelos fabricantes de equipamentos e cabos. São elas:
IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineer)
EIA/TIA (Eletronic Industries Association)
UL (Underwriters Laboratories)
ANSI (American National Standards Institute)
FCC (Federal Communications Commission)