redes
CENTER FOR ALCOHOL AND DRUGS (CAPS AD): THE ECOMAP AS A RESOURCE
ARTIGO ORIGINAL
A rede social de indivíduos sob tratamento em um CAPS ad: o ecomapa como recurso*
LA RED SOCIAL DE INDIVIDUOS BAJO TRATAMIENTO EN UN CENTRO DE ATENCIÓN
PSICOSOCIAL DE ALCOHOL Y DROGAS (CAPS AD): EL ECOMAPA COMO RECURSO
Jacqueline de Souza1 , Luciane Prado Kantorski2
RESUMO
Trata-se de um estudo desenvolvido com indivíduos sob tratamento num Centro de
Atenção Psicossocial para álcool e drogas
(CAPS ad) da região sul do Brasil. O estudo teve 300 horas de observação participante e grupos focais, nos quais se utilizou o ecomapa como instrumento para a discriminação das fontes de suporte social. O estudo objetivou a identificação da rede social de indivíduos sob tratamento devido ao uso abusivo de drogas, promovendo uma reflexão sobre a qualidade e situação dos vínculos estabelecidos com as pessoas significativamente importantes para eles. Os resultados evidenciaram uma trajetória de separações e perdas. O uso do ecomapa permitiu a identificação de pontos vulneráveis nas vinculações destes sujeitos, configurando-se, portanto, numa estratégia ética que possibilita a identificação conjunta (entre profissional e usuário) de necessidades do âmbito social, familiar e individual a serem contempladas no planejamento de cuidados de saúde, sobretudo em saúde mental.
ABSTRACT
This study assessed individuals undergoing treatment at a Psychosocial Care Center for
Alcohol and Drugs Abuse (CAPS ad) in
Southern Brazil. There were 300 hours of participant observation and focal groups, in which the ecomap was used as an instrument to describe social support sources.
The study objective was to identify the social network of individuals undergoing treatment due to drug abuse, promoting a reflection about the quality and situation of the bonds established with the people they
considered