Redes
O modelo OSI foi criado para se ter uma padronização de comunicação de máquinas de diferentes fabricantes. O modelo possui 7 camadas, cada uma oferecendo um conjunto de serviços ao nível superior, utilizando funções realizadas no próprio nível e serviços disponíveis nos níveis superiores. As camadas do modelo OSI são:
Camada Física – Trabalha com as características mecânicas e elétricas do meio físico.
Camada de Enlace de Dados – Recebe/transmite uma sequência de bits do/para o nível físico e os transforma em uma linha livre de erros de transmissão para o nível de rede.
Camada de Rede – Controla as operações de rede de modo geral.
Camada de Transporte – Garante que as mensagens sejam entregues sem erros, em sequência e sem erros ou duplicações.
Camada de Sessão – Permite o estabelecimento da sessão entre processos em execução, em estações diferentes.
Camada de Apresentação – Formata os dados a serem apresentados na camada de aplicativo. Pode ser considerada o tradutor da rede.
Camada de Aplicação – É a janela por onde os processos de aplicativos e usuários podem acessar os serviços de rede.
O modelo TCP/IP é o mais utilizado hoje, devido à popularização da internet. Possui a arquitetura aberta e qualquer fabricante pode adotá-lo, com isso a maioria dos sistemas operacionais utiliza o TCP/IP. É um modelo de 4 camadas, que seguem especificadas abaixo:
Camada de Aplicação – Camada utilizada pelos programas para enviar e receber informações de outros programas através da rede.
Camada de Transporte de Rede – Recebe os dados enviados pelo grupo acima, verifica a integridade e os divide em pacote, que são encaminhados para a camada de internet.
Camada de Internet – Os pacotes são recebidos e anexados ao endereço virtual IP do computador remetente e do destinatário.
Camada de Interface – Tem como tarefa receber e enviar pacotes pela rede. O protocolo mais utilizado nesta