Redes
1. a) Qual a capacidade máxima de transmissão (em bps) de um meio que possui um intervalo de frequências entre 21 KHz e 26 KHz, admitindo-se que o meio é imune a ruídos? b) Como seria possível alcançar a taxa de 30000 bps nessas mesmas condições?
2. a) Qual a capacidade máxima de transmissão (em bps) de um meio que possui um intervalo de frequências entre 3 MHz e 4 MHz, admitindo-se que o meio é suscetível apenas a ruído térmico de 24 dB? b) Quantos níveis de sinalização são necessários para alcançar esse limite?
3. Dê exemplos de meios de transmissão com fio e sem fio.
Com fio: Par Trançado, Fibra ótica
Sem fio: Rádio, Satélite
4. a) Dê exemplos de meios de transmissão que aceitam apenas sinalização analógica, b) Dê exemplos de meios que aceitam sinalização analógica e digital.
Analógica.: fibra ótica, Infravermelho
Digital.: Par trançado, cabo coaxial
5. Quais os parâmetros utilizados para a comparação dos meios de transmissão? Explique resumidamente cada parâmetro.
Tipo de sinalização.: Sinais Analógicos ou Digital.
Largura de banda e capacidade de transmissão.: A partir do espectro de freqüências é possível verificar a largura de banda do meio e calcular sua capacidade de transmissão máxima. Como podem ser observado, as freqüências mais altas oferecem maior largura de banda e, conseqüentemente, maiores taxas de transmissão.
Confiabilidade.: A confiabilidade de um meio de transmissão está associada à sua capacidade de ser menos suscetível a problemas na transmissão, como ruído e atenuação.
Segurança.: A segurança de um meio de transmissão está associada a sua capacidade de garantir a confidencialidade das informações trafegadas ou, pelo menos, dificultar o processo de escuta indevida dos dados.
Facilidade de instalação e Manutenção.: A complexidade da instalação e manutenção do meio de transmissão vai depender, basicamente, do tipo do meio e interfaces de comunicação, número de