Exercicios sobre oraçoes
g) A macaca pulava para o alto da paliçada e o cão ladrava. h) O João ficará na estação ou decidirá abandoná-la? i) j) O rio está poluído, portanto não vais nadar. A Raquel tinha prometido fazer-lhe uma sobremesa, porém esquecera-se.
B – Completa o quadro, escolhendo entre as orações do exercício anterior um exemplo para cada uma das ideias indicadas. Transcreve apenas a alínea e o conetor/conjunção. Ideia de adição Ideia de oposição Ideia de alternativa Ideia de conclusão Ideia de explicação
C- Forma frases complexas, a partir das frases simples que se seguem, unindo-as com as conjunções e locuções conjuncionais apresentadas. Nota que as frases têm de sofrer algumas alterações. a) Os atores ensaiaram muito. Os atores representaram magnificamente. Os atores são aplaudidos. (e/por isso) b) Ensaias o teu papel. Desistes do espetáculo. A decisão é tua. (ou…ou / todavia) c) A atriz decide ensaiar o texto. A atriz aceita o papel na peça. A atriz só ficará tranquila após a estreia do espetáculo. (não só… como também /ainda assim) d) O soldado desiste do combate. O soldado entrega as armas aos adversários. O soldado decide render-se. (e / por conseguinte)
Página 1 de 3
Grupo II
A – Indica a oração subordinante e a oração subordinada causal, temporal, condicional, final, comparativa, integrante, concessiva, consecutiva ou completiva em cada uma das seguintes frases:
a) Estudámos muito para o teste de Inglês bem como nos preparámos para o de geografia. b) Mal chegues, telefona-me. c) Ela foi ajudá-lo, para que ele acabasse o projeto a tempo. d) Ele tem estudado muito porque quer ter boas notas. e) Conforme a multidão avançava, os automobilistas afastavam-se. f) Embora não vá à festa, eu contribuo para a prenda da Francisca.
g) Vou para