Redes
R.: ERRADO
2. (Pref. Rio Branco/07 – Cespe) Um ponto de acesso (AP — access point) normalmente emprega round-robin como mecanismo para atender os clientes que estão sendo servidos pelo AP.
R.: CERTO
3. O AP é um equipamento que permite a conexão por interface sem fio. AP que implemente apenas o padrão 802.11b possui uma taxa máxima de transmissão de 11 Mbps.
4. De acordo com o padrão 802.11, a conexão direta entre dispositivos móveis é possível. Esse tipo de comunicação, sem a interferência do ponto de acesso, é conhecido como modo de comunicação ad hoc.
5. (CGU/08 – Esaf) No padrão IEEE 802.11b, os pontos de acesso ou Aps
(Access Points) enviam quadros de sinalização para
a) informar seu identificador de conjunto de serviços ou SSID (Service Set
Identifier) e o seu endereço MAC.
b) efetuar a varredura dos 11 canais de freqüência.
c) negociar com as estações sem fio o protocolo de associação a ser usado na comunicação. d) enviar uma mensagem de descoberta DHCP (Dynamic Host Configuration
Protocol) às estações sem fio.
e) efetuar a autenticação das estações sem fio.
6. (MPE/TO/06 – Cespe) 111. Nos últimos anos, tem-se tornado comum a opção por redes locais wireless com base na tecnologia wi-fi (IEEE 802.11), em que access points podem ser adotados, cada um dos quais formando uma célula.
7. (TCE/AC/08 – Cespe) Um switch nível dois utiliza o CSMA/CA (carrier sense multiple-acess) como mecanismo de encaminhamento de quadros.
8. (TRF2/07 – FCC) Quando empregado o modo de operação DCF - Distributed
Coordination Function, o 802.11, na abstenção de colisão, utiliza o protocolo
(A) CSMA/CA. (B) PIFS. (C) NAV. (D) DIFS. (E) SIFS.
9. (TST/08 – Cespe) O CSMA/CD e o CSMA/CA são exemplos de protocolos de acesso ao meio sem contenção, isto é, com reserva do meio para transmissão.