Redes
Nesta etapa do projeto será criada a rede local (LAN) e a rede de longa distância (WAN) que serão responsáveis pela comunicação de dados entre os pólos com a Data Center (SP) da UniPIM. Também apresentaremos nesta unidade sua configuração, instalação, endereços de rede, faixa de IPs e equipamentos.
Antes de apresentar a estrutura de rede, citaremos algumas definições que julgamos importantes para entendimento dos recursos utilizados no projeto.
Uma rede é um conjunto de softwares e hardwares que tem por objetivo a troca de dados entre computadores individuais, podendo ser classificada por sua topologia, protocolo, tamanho, meio de transmissão, entre outros.
* Como topologia de rede, podemos entender o desenho dos enlaces e a distribuição dos elementos nos enlaces. Há duas maneiras de descrever a topologia de uma rede: podendo ser a topologia física, em que consideramos a aparência e as distribuições dos enlaces; e a topologia lógica, em que o que vale é o fluxo de dados na rede, sendo as mais comuns as relacionadas a seguir:
• Barramento (os computadores estão conectados em um mesmo barramento);
• Anel (os computadores estão ligados em círculo);
• Estrela (os computadores são ligados a um componente centralizado);
• Árvore (os computadores estão conectados por barramentos conectados em alguns pontos);
• Malha (os computadores estão conectados a diversos outros);
• Híbrida (podem ter pedaços de cada uma das topologias acima citadas);
* Redes de acesso – é o enlace físico que interliga o sistema final ao roteador mais próximo; Segue algumas tecnologias nas redes de acesso: Dial-up (conexão discada), DSL (linha digital para assinantes), Cabo denominada HFC (Fibra coaxial híbrida), FTTH (Fiber to the Home), Ethernet (tecnologia mais utilizada em redes locais), Wifi (Wireless Fidelity – Fidelidade sem fio);
* Tamanho físico (extensão geográfica) – dependendo da abrangência da rede ou tamanho físico as redes podem ser: PAN (Personal Area