Redes
Este documento visa esclarecer os principais aspectos dos conceitos de Metro Ethernet e dos serviços envolvidos nessa tecnologia (Serviços Metro Ethernet).
Metro Ethernet? Porque?
Metro Ethernet é o conceito de utilizar redes Ethernet para áreas Metropolitanas e Geograficamente distribuidas.
Esse conceito surgiu pois, de acordo com projeções atuais, o tráfego de dados está superando o tráfego de voz nas redes Metropolitanas, portanto é mais interessante utilizar uma infraestrutura de transmissão de dados que uma estrutura de TDM(Time Domain Multiplexing).
E como já vimos anteriormente a Ethernet é a escolha lógica por causa do baixo custo, flexibilidade e facilidade de manutenção. Além de ser a tecnologia mais implementada e conhecida no transporte de dados.
Os serviços Metro Ethernet O que é um serviço Metro Ethernet Conexão Virtual Ethernet Características do serviço Entrega de Quadros
O que é um serviço Metro Ethernet?
O esquema básico do serviço Metro Ethernet e mostrado na figura 3.1.1. O provedor da MEN(Metro Ethernet Network) prove o serviço aos cliente. A ponta do cliente (CE) é conectada a MEN através da interface de rede do usuário (UNI). Isso acontece usando uma interface Ethernet comum de 10Mbps,100Mbps ou 1000Mbps.
Conexão Virtual Ethernet
Uma EVC(Conexão Virtual Ethernet), consiste em uma associação de uma ou mais interfaces de rede do usuário(UNIs).
Ela tem como funções principais fazer a conexão(Ponto a ponto ou multiponto) de duas ou mais UNIs transferindo quadros Ethernet entre elas e garantir que não haverá comunicação entre sites de clientes que não fazem parte de uma EVC(Similar a segurança e privacidade oferecida pelo ATM e Frame Relay).
Um quadro Ethernet não deve nunca retornar a interface que o originou e o quadro não deve ser alterado no caminho da fonte até o seu destino.
Foram definidos pelo MEF(Metro Ethernet Forum) dois tipos de serviços: Ethernet Line e Ethernet LAN.
Ethernet