redes
R: Não há diferença. As palavras hospedeiros e sistema final são sinônimas. Sistemas finais incluem Pcs, Estações de Trabalho, Servidores Web, Servidores de Correio eletrônico, PDA conectados a Internet, Celulares com conexão Internet, etc.
2. A palavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Dê um exemplo de um protocolo diplomático.
R: Inicialmente vamos definir protocolo: segundo Tanenbaum um protocolo é um acordo entre as partes que se comunicam, estabelecendo como se dará a comunicação, ou seja, um conjunto de regras e convenções que definem o formato e a ordem das mensagens trocadas entre entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento. Um exemplo de um protocolo diplomático seria o seguinte: suponha o embaixador do Brasil marcando um jantar com Obama, ele não pode simplesmente ligar para Obama e dizer que o jantar será tal dia a tal hora. Ao invés disso ele deve seguir o protocolo, ligar para a secretária de Obama para verificar se ele terá disponibilidade, caso ele possa atender, a que horas e qual seria a margem de atraso. Qualquer violação do protocolo dificultaria a comunicação.
3. O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa cliente?
R: É o programa que recebe dados da internet através do servidor. É um software configurado para transformar dados, que são transmitidos em números em arquivos da internet. Sim, o cliente recebe do servidor todos os dados convertidos.
4. Cite seis tecnologias de acesso. Classifique cada uma delas nas categorias.
R: Acesso residencial, acesso corporativo ou acesso móvel.
Acesso residencial → modem discado, DSL – Linha Digital de Assinante, HFC – Cabo Hibrido Coaxial/Fibra.
Acesso corporativo → Ethernet