Redes
Domain Routing (CIDR
As sub-redes surgiram para atender a demanda de instituições que precisavam de mais do que um cabo de rede para cobrir a “área local Assim, a Internet passou de um modelo de dois níveis de hierarquia, composto no nível superior pela Internet como um todo e no nível inferior pela rede local com seu identificador, para um modelo de três níveis de hierarquia
O aumento da rede criou uma demanda pela adoção de uma estrutura hierárquica, pois a sobrecarga de informações entre os gateways passou a ser muito grande a cada atualização de rota e as tabelas de roteamento aumentaram muito de tamanho com a adição de novas redes. Outro problema que surgia simultaneamente era que uma variedade de roteadores estava sendo utilizada, com implementações de diferentes empresas do Gateway-to-Gateway Protocol (GGP), o que tornava a manutenção e o isolamento de falhas quase impossível.
Assim, optou-se por sair do modelo de uma única rede para a divisão da rede em diversas regiões com autonomia administrativa própria, chamadas de ASs.
2 Os remendos na arquitetura da Internet demonstram que o projeto inicial já não se ajusta às necessidades atuais na rede. Além disso, a arquitetura atual da Internet já apresenta inúmeros problemas ainda não solucionados, impedindo o atendimento dos requisitos de novas aplicações e serviços. A seguir, são apresentados alguns dos principais problemas de arquitetura atual e os requisitos para o desenvolvimento de uma nova arquitetura para a Internet.
Endereçamento
O endereçamento IP, apontado como um dos principais desafios para a Internet do
Futuro,