Redes trab
É um endereço de 32 bits, configurado por software, que identifica não só o computador no qual está definido, como também a rede à qual pertence o referido computador. Assim sendo, o endereço IP é constituído por duas partes: a parte que define a rede e a parte que define o host. O número de bits utilizados para identificar a rede e o utilizado para identificar o host, varia de acordo com a classe de endereços. As três principais classes de endereços são:
Classe A
Classe B
Classe C Pela observação dos primeiros bits dum endereço, é possível identificar imediatamente a que classe é que um dado endereço pertence e deste modo identificar a sua estrutura. O protocolo IP segue as seguintes regras para determinação da calsse de endereço:
Se o primeiro bit de um endereço IP é 0, trata-se dum endereço de rede Classe A. O primeiro bit dum endereço de classe A, identifica a classe de endereços. Os 7 bits seguintes identificam a rede e os restantes 24 identificam o host. O número de redes de classe A é assim inferior a 128, mas cada rede de classe A, pode conter milhões de hosts.
Se os primeiros 2 bits de um endereço IP forem 10, trata-se de um endereço de rede Classe B. Os primeiros 2 bits identificam a classe; os 14 bits seguintes identificam a rede e os restantes 16 bits identificam o host. Há milhares de números de rede classe B, e cada rede de classe B pode conter milhares de hosts.
Se os primeiros 3 bits de um endereço IP forem 110, trata-se de um endereço de rede Classe C. Num endereço de rede classe C, os primeiros 3 bits identificam a classe; os 21 bits seguintes a rede e os últimos 8 bits o host. Há milhões de números de rede classe C, mas em cada endereços classe C, o número de hosts é sempre inferior a 254 hosts.
Se os primeiros 3 bits forem 111, trata-se dum endereço especial e reservado, e não se refere a qualquer rede específica. Os números atribuídos nesta fama são endereços multicast. Endereços multicast são utilizados para