Redes (TCP/IP, QoS e IEEE)
Qualidade de Serviços (QoS) e Principais Padrões IEEE de
Redes de Computadores
Agnélio Alves da Silva Neto1, Jean Nunes2
12
Curso de Sistemas de Informação – Fundação Universidade do Tocantins (Unitins)
1202 sul, Av. Teotônio Segurado – 91.501-970 – Palmas – TO – Brasil agnelio.as@gmail.com, jean.to@gmail.com
Abstract. This research paper presents characteristics of TCP / IP protocol, the set of layers that compose it and the main protocols that act on these layers to the performance of its functions. The use of concepts Metrics Quality of Service (QoS) to measure and analyze the performance of a network is necessary. Resumo. Este trabalho de pesquisa apresenta características do protocolo
TCP/IP, o conjunto de camadas que o compõem e os principais protocolos que atuam sobre essas camadas para o desempenho de suas funcionalidades.
Sendo necessário a utilização de conceitos de Métricas de Qualidade de
Serviço (QoS) para analisar e medir o desempenho de uma rede.
1. Introdução
O princípio básico da comunicação está na particularidade em que o indivíduo A, e o indivíduo B, conversem em uma linguagem comum, logo precisa se de um conjunto de regras e procedimentos que irão definir a comunicação entre as duas entidades.
Para (SILVA, 2013), os protocolos de comunicação definem o formato e a ordem das mensagens trocadas entre duas ou mais entidades; as ações tomadas durante a recepção e/ou transmissão de mensagens. Embora os computadores estejam conectados a uma única rede, existe a necessidade de um idioma comum.
Em meados dos anos setenta a tecnologia TCP/IP (Transmission Control
Protocol/ Internet Protocol) emergiu para padronizar a comunicação entre os dispositivos computacionais. Segundo (KIOSKEA, 2014), o TCP/IP representa, de certa maneira, o conjunto das regras de comunicação na Internet e baseia-se na noção de endereçamento IP, isto é, o fato de fornecer um endereço IP a cada