Redes semânticas
Definição: Uma rede semântica é uma notação gráfica composta por nodos interconectados. As redes semânticas podem ser usadas para representação de conhecimento, ou como ferramenta de suporte para sistemas automatizados de inferências sobre o conhecimento.
[pic]
Tipos de Redes Semânticas:
Redes de Definição: É a mais antiga das redes semânticas. Foi proposta pelo filósofo grego Porfírio que ilustrou o método de categorização proposto por Aristóteles.
Enfatiza o subtipo, ou a relação do tipo “é um”' entre um tipo conceitual e um recém definido subtipo. A rede resultante suporta a regra da herança através da cópia de propriedades definidas para o supertipo para todos os seus subtipos. Já que as definições são verdadeiras por definição, a informação neste tipo de rede é geralmente assumida como necessariamente verdadeira.
|[pic] |
|Figura: Árvore de Porfírio |
Redes de Asserção: Foram desenvolvidas para a asserção de proposições lógicas. Diferentemente das redes de definição, a informação em uma rede de asserção é considerada contingentemente verdadeira, a não ser que seja explicitamente marcada com um operador de modo. Os graficos relacionais conseguem representar apenas dois tipos de operadores: operadores de conjunção and e operadores de“existência” there exists.
[pic]
Redes de Implicação: Usa a implicação como principal relação para conexão de nodos. Eles podem ser usados para representar padrões de crenças, causalidade, ou inferências. Se forem vistas como redes de crenças e redes Bayesianas seria necessário envolver valores de probabilidade nas relações de verdadeiro e falso.
Representa o tipo de conhecimento necessário para que alguém que tenha escorregado na grama possa inferir sobre as possíveis causas:
[pic]
Diferentes métodos de raciocínio existem e podem ser