redes sem fio
EAP, WEP e Radius
Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada estação pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.
Facilidade: a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros, portanto uso mais eficiente do espaço físico.
Baixa transferência de dados
Segurança: Intrinsecamente, os canais sem fio são mais suscetíveis a interceptores não desejados. O uso de ondas de rádio na transmissão de dados também pode interferir em outros equipamentos de alta tecnologia
EAP - O AP passa a responsabilidade de autenticação para servidores dedicados.
WEP - Um nível mais alto de segurança que os sistemas abertos, mas certamente não são "imunes aos hackers”.
RADIUS - É o protocolo de autenticação, onde um cliente, como por exemplo, um RAS, requer ao servidor RADIUS a validação de um usuário. Os nomes de usuários e senhas são mantidos em um banco de dados centralizado. Radio ponto a ponto recomendação
Aconselha-se a utilização da Zona
Fresnel, é imprescindível que a linha de
Fresnel esteja Livre de obstáculos
Quando não há nenhum obstáculo, e uma antena consegue enxergar perfeitamente à outra, dá-se o nome de visada direta, ou seja, não ocorrerá problema na comunicação entre transmissor e receptor, fazendo com que o link não seja afetado.
TDMA, FDMA e CDMA
TDMA - É um sistema de celular digital que funciona dividindo um canal de frequência em até seis intervalos de tempo distintos.
CDMA - É um método do acesso múltiplo que não se divide acima do canal pelo tempo ou frequência, utilizado tanto para a telefonia celular quanto para o rastreamento via satélite (GPS)
FDMA: Em vez de tempo, a largura do canal é dividido em sub-bandas, cada utilizador é atribuído um sub-banda de usar. Assim, todos os usuários trabalham ao mesmo tempo, mas cada um em sua