Redes para internet - estudo de rfc ssl
Redes para Internet
Trabalho 2
Estudo de RFC SSL
Protocolo SSL (Secute Sockets Layer) Versão 3.0
Introdução
O principal objetivo do protocolo SSL é proporcionar privacidade e
confiabilidade entre dois aplicativos de comunicação. O protocolo é
composto de duas camadas. No nível mais baixo, em camadas em cima de algum protocolo confiável de transporte (por exemplo, TCP [RFC0793]), é o registro do protocolo SSL. O protocolo de registro SSL é usado para encapsulamento de vários protocolos de nível superior.
Um desses protocolos encapsulados, o Protocolo de reconhecimento SSL, permite que o servidor e o cliente autenticar um ao outro para negociar um algoritmo de chaves de criptografia antes que o protocolo de aplicação transmita ou receba seu primeiro byte de dados.
Uma vantagem do SSL é que é um pedido independente de protocolo. Um protocolo de nível mais alto pode se estabelecer no topo da camada do protocolo SSL de forma transparente. O protocolo SSL fornece conexão de segurança que possui três propriedades fundamentais:
o A conexão é privada. A criptografia é usada após um inicial “aperto de mão" para definir uma chave secreta. Criptografia simétrica é utilizada para dados de encriptação (por exemplo, DES [DES], 3DES [3DES], RC4 [SCH]).
o A identidade da integridade pode ser autenticado usando assimétrica, ou chave pública, criptografia (por exemplo, RSA [RSA], DSS [DSS]).
o A ligação confiavel. Transporte de mensagens inclui uma mensagem verificação de integridade usando um código de autenticação com chave de mensagem (MAC) [RFC2104]. Seguras funções hash (por exemplo, SHA, MD5) são utilizados para computações MAC.
Objetivos
Os objetivos do protocolo SSL versão 3.0, em ordem de prioridade, são os seguintes:
1. Criptografia Segura
SSL deve ser usado para estabelecer uma ligação segura entre duas partes.
2. Interoperabilidade