Fim da uniao sovietica
Em 1991, após a desagregação da União Soviética, a Federação Russa iniciou esforços para a criação da CEI. Para a Federação Russa era essencial manter relações com as outras repúblicas independentes, tanto por interesses militares (pois parte do arsenal nuclear e da frota da extinta União Soviética ficou em território da nações agora independentes) como por questões energéticas (para manter o fornecimento constante dos oleodutos e gasodutos que atravessam várias dessas repúblicas). Essa busca pela hegemonia sobre as antigas repúblicas soviéticas gerou diversos conflitos entre os pró-russos e os pró-europeus.
O Que É a CEI ? A CEI é uma organização confederativa que visa manter a unidade e a soberania dos Estados-membros, com certa autonomia política e econômica. Parte de seus membros localiza-se na Europa e parte, na Ásia. As ex-repúblicas soviéticas Estônia, Letônia e Lituânia não aderiram à CEI. Após se declararem independentes, elas iniciaram um processo de integração à União Europeia, concluído em 2004.
Socialismo e Reforma Agrária A reforma agrária realizada a partir de 1917 pelo regime socialista incluiu a coletivização das propriedades agrícolas, colocando-as sob o controle dos governos. Criaram-se, assim, cooperativas de propriedades privadas (denominadas kolkhoses na Rússia) e fazendas coletivas altamente mecanizadas e gerenciadas diretamente pelo governo (chamadas de sovkhoses na URSS) para controlar toda a produção agrícola e aumentar o excedente do setor. Esse sistema ganhou força quando se intensificaram as rivalidades entre os blocos socialista e capitalista. As economias socialistas passaram a ver no controle total do setor agrícola e industrial uma