Redes OSI
A utilidade desta legislação é padronizaram muitas tecnologias, fabricantes e empresas dentro do mundo das comunicações, e estar em contínua expansão, teve que ser criado uma maneira para que todos pudessem entender, de alguma forma, mesmo que as tecnologias não correspondem. Assim, independentemente de onde estiveram todos deverão cumprir as normas mínimas para se comunicar uns com os outros. Isto é especialmente importante quando falamos sobre a rede das redes, ou seja, Internet.
As camadas do modelo OSI
Modelo OSI é dividido em sete camadas. Em cada camada, certas coisas acontecem com os dados que estão preparados para ir para a próxima camada. Estas camadas podem ser separadas em dois grupos distintos, de aplicação de grupo e do grupo de transporte.
Camadas no Grupo de Aplicação:
7 Camada: Aplicação – Camada que interage com o SO ou aplicativo quando o usuário executa alguma ação como ler mensagens ou realizar outras atividades da rede.
6 Camada : Apresentação - Tem a tarefa de levar os dados que foi fornecido pela camada de aplicação, e transformá-los em um formato padrão que as outras camadas possam entender.
5 Camada: Sessão - Estabelece, mantém e encerra as comunicações entre dispositivos são formados.
Camadas no Grupo de Transporte:
4 Camada: Transportes – Mantem o controle de fluxo de dados e fornece a verificação de erros e recuperação de dados entre dispositivos. O controle de fluxo tem como objetivo observar se o dados vem de mais de um aplicativo. 3 Camada: Vermelho - Determina como os dados serão enviados para o dispositivo de recepção.
2 Camada: Os dados – Conhecida também como camada de enlace. O Protocolo físico adequado é atribuído aos dados. O tipo de rede e da seqüência de pacotes usado é atribuído.
1 Camada: Física – Primeiro