Redes locais
O que são?
São redes que permitem ligar vários computadores num certo local (empresas, espaços públicos etc.), também dá para interligar a impressoras mesmo estando longe dessas impressoras. Estas redes são locais porque normalmente dão só para uma área muito curta.
O que possibilitam?
Essas redes possibilitam a troca de informação entre os computadores, que acontece muitas vezes nas empresas, também possibilitam a comunicação entre computadores.
Quais Tecnologias/protocolos (e versões) mais importantes?
Ethernet - É uma tecnologia de conexão para redes locais. Foi padronizada pelo IEEE como 802.3.
Token ring – É um protocolo de redes que se encontra na camada física (modelo OSI). Circula em anel e é utilizado apenas em infra-estruturas antigas.
IPX/SPX – É um protocolo que se encontra na camada de rede (modelo OSI) e foi desenvolvido pela Novell.
Para a tecnologia mais importante: Ethernet
Características fundamentais?
A Ethernet opera a 10 Mbps, com panoramas que possuem tamanho entre 64 e 1518 bytes.
O endereçamento é feito através de uma numeração que é única para cada host com 6 bytes sendo os primeiros 3 bytes para a identificação do fabricante e os 3 bytes seguintes para o número sequencial da placa.
Principais vantagens / desvantagens?
Vantagens: Maior distância para conexões. Melhor suporte para grande/melhor capacidade. Tem um baixo custo.
Desvantagens: A principal desvantagem é não possuir a Qualidade no Serviço. Grande área fica ocupada pelos seus periféricos (cabos, switchs, etc.). E tem também uma enorme sensibilidade nos cabos, pois se o dobrarmos podem se romper facilmente.
Trabalho realizado por: * Patrícia Alves