Redes Locais
É uma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentos com finalidade de troca de dados. Portanto, LAN é o conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem entre si, trocando e compartilhando recursos e informações. O termo local é usado por cobrirem uma área limitada (de 1 quilometro no máximo). Essa forma de conexão é utilizada para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.
Os dados da LAN são enviados na forma de pacotes, para controlar essa transmissão podem ser usadas diferentes tecnologias. A tecnologia de LAN mais usada é a Ethernet, e ela é especificada em um padrão chamado IEEE 802.3. Os dados são transmitidos principalmente pelos fios de par trançado.
O que são e para que servem os seguintes componentes:
- Placa adaptadora de rede: Dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede. Cada arquitetura exige um tipo específico de rede. Além da arquitetura usada, as placas de rede à venda no mercado diferenciam-se também pela taxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramento utilizado.
- Driver da placa de rede: É o software que permite que o sistema operacional e o dispositivo (placa de rede) se comuniquem um com o outro. O driver, geralmente é desenvolvido pela mesma empresa que projetou e fabricou o dispositivo, sabe como se comunicar com o hardware para obter e passar as informações necessárias. Depois de o driver receber os dados da placa de rede, ele os devolve para o sistema operacional, que repassa para o aplicativo. Portanto, o driver de placa de rede é um software que traduz o que diz essa placa para que o computador possa entender. Sem o software de driver, o hardware conectado não funcionará corretamente.
- Sistema operacional de rede:
Consiste em programas que são executados em computadores