Redes locais
1. Explique por que o esquema de alocação estática não é indicado para alocação de uso do meio em redes locais de computadores?
Resposta: Um sistema de alocação estática consiste em separar um ou vários canais para transmitir via um meio físico comum, reservando recursos – taxa de transmissão dos enlaces - pelo período da sessão de comunicação gerando uma disponibilidade contínua ou periódica da largura de banda o que é perfeitamente possível de ser realizado se não fosse a inconveniência do custo
2. Em que situação seria de interesse instalar a subcamada LLC tipo 3?
Resposta: A subcamada LLC tipo 3 são para os serviços não orientados a conexão (requer velocidade) mas com reconhecimento (segurança de que o receptor recebeu os dados): utilizado quando existe a necessidade da transmissão de um pequeno volume de dados de forma confiável. Este serviço deve ser adotado quando o tempo necessário para estabelecer uma conexão e encerrá-la seja significativo no tempo da transmissão dos dados, como em uma industria onde uma estação na sala de controle envia dados a um PLC.
3. Digamos que você está instalando uma rede FDDI e uma estação tem como tempo crítico de acesso ao meio 8 ms. Qual será o valor do ttrt?
Resposta: O tempo crítico é o tempo médio de rotação da ficha que no nosso caso o valor é de 8 ms que é o tempo máximo de rotação da ficha. Cada estação FDDI sugere um tempo de rotação igual à metade de seu tempo de acesso síncrono desejado onde se pode dizer TFDDI = 2 * ttrt , sendo o TFDDI = 8 ms, temos ttrt = 8 ms / 2 = 4 ms. Assim o valor do ttrt é de 4 ms.
4. A proposta de especificação FDDI prevê sistema de tolerância à falha? Como ele é Implementado?
Resposta: A FDDI (Fiber Distributed Data Interface) é uma LAN token ring de fibra ótica multimodais de alto desempenho e prevê sim sistema de tolerância a falha. O quadro a seguir liga as possíveis falhas com a solução de implementação que a tolera:
Falha