Redes - ipv6
Ipv6 é um novo padrão de endereçamento de internet criado para substituir o padrão atual, o IPV4.
A mudança para o IPv6 significa mais segurança para a internet, pois o novo padrão conta com um protocolo criptografado capaz de identificar todo o caminho percorrido por cada IP. Para muitos usuários essa mudança nem será percebida, porém, se o internauta usa um modem ou roteador que não tem suporte para o novo padrão será necessário trocar o equipamento.
2- Por que ele é necessário?
O IPv6 é necessário porque os endereços livres no IPv4 estão se acabando.
Sem novos números IP fica muito complicado conectar novos usuários à Internet. No IPv6 a quantidade de endereços disponível é muito maior que no IPv4. Esses endereços deixarão, então, de ser um recurso crítico, pois estarão disponíveis de forma abundante. Isso permitirá a continuidade do crescimento da Internet.
3- Por que o ipv4 ainda não acabou? E quando ele acabar o que irá acontecer?
Ao se perceber o iminente esgotamento dos números IP, quando se iniciou a utilização comercial da Internet, por volta de 1993, imediatamente o desenvolvimento de uma nova geração do Protocolo Internet começou. Essa nova geração deveria ser a solução definitiva para o problema e, de fato, esse desenvolvimento resultou no que hoje conhecemos por IPv6.
O desenvolvimento de um novo protocolo, no entanto, requer tempo e recursos consideráveis. Então, outras soluções tecnológicas, paliativas, foram também adotadas no curto prazo.
4- E o que aconteceu com o ipv5?
O número 5 para os protocolos da camada Internet (camada 3) foi designado para o ST (Stream Protocol). Para entender melhor à questão, é necessário recorrer à história da Internet:
Nos primórdios da Internet, na década de 1970, quando as primeiras versões do IP foram criadas para a NSFnet (rede da National Science Foundation estadunidense),