Implementação de uma Rede IPV6
Implementação de uma Rede IPV6 na Empresa PineApple Inc.
26/03/2013
Instituto Infnet
Alunos: Erick Dias | Marcelo Assad | Aristides Magalhães | Rônei Frota | Rafael Macedo
Briefing:
Descrever os passos necessários para implementar uma rede IPv6 na sua empresa, fazendo um levantamento do ambiente atual de hardware e software.
Quais os S.O utilizados, verificando se todos suportam IPv6, se todos os softwares da empresa são compatíveis, caso não, quais os recursos do IPv6 podemos utilizar ?
Faça um desenho do seu ambiente computacional, relacionando tudo que pode ser impactado por essa mudança.
Faça um planejamento para se implementar o IPv6 sem parar a empresa, utilizando os recursos de migração do IPv6.
Faça um documento descrevendo quais pontos devem ser verificados, alterados e quais as mudanças necessárias para implementação do IPv6, que será entregue ao professor.
Resumo:
A crescente demanda por informações e, principalmente, o aumento exponencial de redes conectadas à Rede Mundial de Computadores (Internet), faz com que as organizações tenham que modernizar sua infraestrutura constantemente. O esgotamento do adereçamento disponível desta rede faz com que essas organizações estudem a implantação da nova versão do protocolo da Internet, o IPv6.
O que é IPV6
IPv6 é a versão mais atual do Protocolo de Internet. Originalmente oficializada em 6 de junho de 2012, é fruto do esforço do IETF para criar a "nova geração do IP" (IPng: Internet Protocol next generation), cujas linhas mestras foram descritas por Scott Bradner e Allison Marken, em 1994, na RFC1752.[1] Sua principal especificação encontra-se na RFC 2460.[2]
O protocolo está sendo implantado gradativamente na Internet e deve funcionar lado a lado com o IPv4, numa situação tecnicamente chamada de "pilha dupla" ou "dual stack", por algum tempo. A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo