Redes de computadores
WLAN, PAN, VLAN
Nome: Felipe Ponzo Santos RA: 133787
Turma:6SMcNA³
Introdução
No contexto da informática, uma rede consiste em diversos processadores que estão interligados e compartilham recursos entre si. Antes, essas redes existiam principalmente dentro de escritórios (rede local), mas com o passar do tempo a necessidade de trocar informações entre esses módulos de processamento aumentou, dando vez a diversos outros tipos de rede. Entenda o que significam alguns dos principais tipos de redes de computadores.
WLAN
É uma rede local que usa ondas de rádio para transmissão de dados e para conexão à Internet, sem necessidade de usar os tradicionais cabos para conectar dispositivos.
Inicialmente os equipamentos para uma WLAN eram muito caros, por isso, eram usados somente em grandes corporações. Com a diminuição dos custos com equipamento, particulares também passaram a ter acesso.
WLAN é a sigla inglesa de Wireless Local Area Network, que em Português significa "Rede Local Sem Fios", e permite cobrir o equivalente de uma rede local de empresa, ou seja, um alcance de uma centena de metros e também permite ligar os terminais presentes na zona de cobertura.
Para montar uma rede Wlan é essencial ter uma conexão com a internet, um modem ADSL e um roteador wireless.
Existem diversas aplicações possíveis para a rede Wlan, como as aplicações que envolvam solução de software mais computadores portáteis como coletores de dados, leitores RFID ou códigos de barra, e também o acesso à Internet em locais públicos, como hotspots Wi-Fi.
PAN
É uma rede (conectada por fios ou wireless) com tecnologia para interligar aparelhos em uma área pessoal, é centrada em uma pessoa, para a comunicação de um computador com outros dispositivos, também pode ser utilizada para ligar determinados dispositivos a uma rede maior ou à internet.
PAN é a sigla inglesa de Personal