Redes de Computadores
CST EM REDES DE COMPUTADORES
ALEK SILVA.
ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO DAS MEMÓRIAS
RIO BRANCO
JUNHO DE 2013
OLIVIO MANSOUR FRANÇA.
ASPECTO DO FUNCIONAMENTO
DAS MEMÓRIAS
Projeto de pesquisa complementar apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina: Princípios de Hardware, Turma 40420131 do Curso Superior Técnico em Redes de Computadores da União Educacional do Norte, ministrado pelo Profº Fábio Santos Moreira.
RIO BRANCO
JUNHO DE 2013
FUNCIONAMENTO DAS MEMÓRIAS As memórias usadas em PC são dinâmicas e isto quer dizer que tem que ser refrescadas periodicamente, pois se não perdem a carga. São feitas por uma matriz de transistores MOS. Numa matriz existem as colunas e as linhas. O CAS acesse as colunas (Column) e o RAS ás linhas (ROW). O processador armazena na memória RAM as informações com os quais trabalha, portanto, a todo o momento, operações de gravação, eliminação e acesso aos dados são realizadas. Esse trabalho todo é possível graças ao trabalho de um circuito já citado chamado controlador de memória. Para facilitar a realização dessas operações, as células de memória são organizadas em uma espécie de matriz, ou seja, são orientadas em um esquema que lembra linhas e colunas. O cruzamento de uma certa linha (também chamada de wordline), com uma determinada coluna (também chamada de bitline) forma o que conhecemos como endereço de memória. Assim, para acessar o endereço de uma posição na memória, o controlador obtém o seu valor de coluna, ou seja, o valor RAS (Row Address Strobe) e o seu valor de linha, ou seja, o valor CAS (Column Address Strobe).
TEMPORIZAÇÃO E LATÊNCIA DAS MEMÓRIAS Latência é um conjunto de medições em segundos de algumas operações feitas na memória RAM, por exemplo, o tempo que a memória demora pra acessar e encontrar um arquivo que o processador pediu, medi o