redes de computadores
Torvalds deu inicio ao Linux como seu projeto particular, inspirado em seu interesse pelo Minix. Ele se limitou a criar, em suas próprias palavras, "um Minix melhor que o Minix" ("a better Minix than Minix"). No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do Linux, versão 0.02.
O Linux em sí não passa de um kernel (núcleo do sistema, responsável, entre outras coisas, pelo gerenciamento do hardware e dos outros programas). O que faz do linux um sistema operacional util é a comunidade GNU, que desde muito antes do linux surgir, resolveu criar uma versão free de todos os utilitários do mundo UNIX e outros programas maiores, como o servidor web Apache (o servidor mais usado no mundo), o editor de imagens GIMP, programas e interfaces gráficas, etc. Portanto o termo mais correto a ser usar quando falamos do Sistema Operacional Linux é GNU/Linux.
Hoje em dia Linux, está sendo muito utilizado em ambientes corporativos, educacional e agora vem com muita força em ambiente desktop. O único sistema que ganha ao mesmo tempo como o mais amado/odiado do mundo. Seu modo de interagir com o usuário é um pouco diferente que temos com o Windows mais no fim das contas é uma questão de aprendizado. Após várias modificações e ida e vindas finalmente o Sistema ficou mais simples e intuitivo, exigindo o mínimo do usuário e cobrando apenas paciência e um pouco de boa vontade para que ele possa conhecer as vantagens desse Sistema Operacional. Diferente do Windows, o Linux não possui tantas falhas de segurança, quase (eu disse QUASE) não existem