redes de computadores
Estudo dirigido à disciplina de Microprocessadores, como foco de conteúdo complementar no fechamento da estrutura programática de ensino no semestre corrente, para a complementação curricular dos universitários.
20/06/20012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA- UDESC -
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS- CCT -
Controle do JM60 pela interface serial via interface web e terminal serial
Disciplina: MIP Avançado;
Professora: Ana Teruko;
Acadêmicos: Aluízio Leye Larangeira;
Cleiton Ferigollo.
Sumário
1 Introdução
Porque usar a porta serial se a tendência atualmente é o uso de interfaces USB? A primeira resposta é simplicidade. Para se ter uma idéia, implementar uma comunicação serial requer a leitura de alguns artigos e tutoriais. O padrão USB possui no mínimo um guia de quase 700 páginas sobre o padrão USB. E se o meu computador não possui porta serial? Basta usar um conversor serial USB. No site http://dealextreme.com.br é possível encontrar esses conversores a um preço de três dólares sem custo de frete. Basta instalar o driver do conversor e usar a porta serial virtual criada pelo conversor como se fosse uma porta qualquer.
E a interface web? Simples: o protocolo HTTP é amplamente utilizado com a atual expansão da internet e requer apenas um navegador para ser utilizado. Qualquer computador ou até mesmo smartphones possuem um navegador. Assim, o controle do microcontrolador pode ser feito de qualquer lugar do mundo e com uma ferramenta amplamente disponível. Sem contar ainda os benefícios relativos à segurança dos dados trafegados que podem ser criptografados e guardados com senhas. Uma desvantagem de se usar protocolos web, que dependem de várias camadas de aplicação, é a latência. Para o controle proposto nesse trabalho (e nas aplicações que poderiam ser derivadas dele) a latência é um requisito de baixo