Redes de computadores
De
Redes
GERENCIA DE REDES DE COMPUTADORES
DEFINIÇÕES
“A gerencia de redes de computadores consiste no desenvolvimento, integração e coordenação do hardware, software e usuários para monitorar, testar, sondar, configurar, analisar, avaliar e controlar a redes e seus recursos, com o objetivo de alcançar os requisitos de desempenho operacional, em tempo real, e de qualidade de serviço.
AREAS DE GERENCIAMENTO
As principais áreas de gerenciamento são:
Gerenciamento de falhas
Gerenciamento de Contabilidade
Gerenciamento de configuração e nome
Gerenciamento de desempenho
Gerenciamento de segurança.
DEFINIÇÕES SOBRE FERRAMENTAS
É uma coleção de ferramentas de monitoração e de controle de rede, caracterizado por uma única interface de operador, e uma quantidade mínima de equipamento (hardware e software) separados. Um SGR deve ser projetado para enxergar a rede como uma arquitetura unificada.
O software de gerenciamento reside nos computadores nós de rede e nos processadores de comunicação (processadores front-end, controladores de terminais, pontes, roteadores, etc.).
Ferramentas de gerenciamento de redes
O gerenciamento de redes complexas é um desafio que a maioria das organizações enfrenta. Um bom gerenciamento disponibiliza serviços de alta qualidade, alta disponibilidade, e controla os custos de propriedade (staffing, facilidades, e melhoramentos).
As tarefas da gerência podem ser agrupadas em categorias táticas e estratégicas. As tarefas táticas são relacionadas à resposta às situações atuais tais como falhas, congestionamento, e a qualidade inaceitável do serviço. Estas tarefas incluem a solução de problemas, a configuração, e o ajuste de fluxos de tráfego.
As tarefas estratégicas tomam uma perspectiva de mais longo prazo. Estão orientadas para o planejamento adequado a fim de evitar limitação/escassez de recursos (dimensionamento) em função do crescimento constante da rede. Além disso, as tarefas estratégicas usam a informação