Redes de Computadores (história, evolução, uso e futuro)
HISTÓRIA
EVOLUÇÃO
USO
FUTURO
Curitiba, 14 de Abril de 2014
HISTÓRIA:
Uma rede é um meio de comunicação, que é o ato de transmissão de informações de uma pessoa à outra. Comunicação sempre foi, desde o início dos tempos, uma necessidade humana buscando aproximar comunidades distantes. Na pré-história as informações se referiam a perigos iminentes, busca de caça, etc. Tribos indígenas se valiam de sinais de fumaça ou de tambores para se comunicar. Os grandes conquistadores foram obrigados a estabelecer um sistema de mensageiros. Há, na História, referência à utilização de pombo-correio como uma forma de comunicação, em especial durante as guerras.
As redes de computadores, inicialmente desenvolvidas com forte apoio do Departamento de Estado americano, com o declarado propósito de usá-las para fins militares, passaram a despertar a curiosidade acadêmica de Universidades dos Estados Unidos e, logo se disseminaram por Universidades e grandes empresas. Hoje, empresas em geral e milhões de pessoas as utilizam em aplicações comerciais e domésticas pelo mundo inteiro.
EVOLUÇÃO:
Uma breve linha do tempo mostra alguns momentos importantes da evolução das redes de computadores:
- 1957 Criação da ARPA (Advanced Research Projects Agency = Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas) – pesquisa e desenvolvimento de redes para fins militares. Resposta dos EUA ao lançamento do Sputnik pela URSS.
- 1969 Implantação da ARPANET – pode ser considerada como a precursora da Internet: e-mail newsgroups logon remoto transferência de arquivos
- 1970 Implantação da 1ª rede pública de dados – X.25
- 1976 Implantação da Ethernet – visando redes locais (transmissão no mesmo cabo, com retransmissão caso haja colisão, velocidade 2.95 Mbps)
- 1978 Token ring (rede em anel desenvolvida pela IBM. Nó transmissor fica de posse de um sinalizador até fim da transmissão. Só com a liberação