Redes computadores
Redes de Computadores
Trabalho de Virtualização
Zenserver (Citrix)
Conceito de virtualização.
A virtualização consiste na emulação de ambientes isolados, capazes de rodar diferentes sistemas operacionais dentro de uma mesma máquina, aproveitando ao máximo a capacidade do hardware, que muitas vezes fica ociosa em determinados períodos.
Vamos usar uma simples equação, um único computador físico roda apenas um sistema operacional por vez. Virtualizando o computador, somos capazes de rodar vários sistemas operacionais (e todas as suas aplicações) ao mesmo tempo. Mágica? Praticamente.
A virtualização não é nova, já existe desde os anos 60 e 70 na IBM. Alguns de vocês podem se familiarizar com o termo "emulação", ou QEmu, ou SNES9X (emulador do vídeo-game Super Nintendo para PC), que são formas de virtualização. Nesta palestra vamos falar sobre o Monitor de Máquinas Virtuais Xen (eu prefiro chamá-lo de hypervisor), um projeto de software livre de virtualização para uma máquina próxima a você.
Máquina Real, Emuladores e Máquinas Virtuais.
Uma máquina real é um conjunto de componentes físicos que fornecem operações para os níveis de abstração acima. Seu núcleo é o processador e o chip-set da placa-mãe, e inclui todos os recursos como o áudio, o vídeo, a memória, as portas, etc.
Um emulador é um programa que funciona para enganar uma aplicação. Seja uma aplicação que funciona em certa máquina real. Caso ela tenha que funcionar em outra máquina que não oferece os mesmos recursos, um emulador pode ser usado. Ele será capaz de traduzir instruções definidas para a máquina de origem em instruções para a máquina emulada, de forma a obter os mesmos resultados que obteria se executasse na original. O esquema abaixo ilustra a emulação de um sistema operacional, técnica que permite