Rede
1. Introdução
Mudanças durante o desenvolvimento são inevitáveis; o entendimento dos usuários sobre suas necessidades muda, o ambiente no qual o sistema vai operar muda, a legislação muda, os requisitos mudam. Com tantas mudanças assim, é necessária alguma forma de gerenciamento para que o desenvolvimento não fique caótico.
-------------------------------------------------
Gerência de Configuração de Software (GCS) é um conjunto de atividades de apoio que permite a absorção controlada das mudanças inerentes ao desenvolvimento de software, mantendo a estabilidade na evolução do projeto.
A GCS responde às seguintes questões básicas, que depois são desmembradas em outras questões mais específicas: 1. Quais mudanças aconteceram no sistema? 2. Por que essas mudanças aconteceram? 3. O sistema continua íntegro mesmo depois das mudanças? |
2. Definições
Para entender melhor a forma como a GCS funciona, são necessárias algumas definições. A primeira delas é a respeito do que é uma configuração:
-------------------------------------------------
Configuração de um sistema é uma coleção de versões específicas de itens de configuração (hardware, firmware ou software) que são combinados de acordo com procedimentos específicos de construção para servir a uma finalidade particular.
Então, o que seria exatamente "gerenciar" a configuração?
-------------------------------------------------
GCS é a disciplina de identificar a configuração de um sistema em diferentes pontos no tempo com a finalidade de controlar sistematicamente as mudanças realizadas, mantendo a integridade e rastreabilidade da configuração através do ciclo de vida do sistema.
Em outras palavras, a configuração é o estado do conjunto de itens que formam o sistema em um determinado momento; e a GCS é o controle da evolução dessas configurações durante o ciclo de vida do projeto.
A GCS é extremamente útil e importante. Por isso, faz parte de modelos importantes