Rede Socioassistencial e Terceiro Setor
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Curso: Serviço Social
Período Letivo: 2012 / 6
Disciplina: Pesquisa em Serviço Social
Titulo: Produção de Um Projeto de Pesquisa
Professor (a) EAD: Maria Suzanir Fernanda Maia
Alunas: tr
Edna Ferreira Silva - Ra 270165
Maria Correia de Melo - Ra 266283
Nilvanice Ferreira Leite - Ra 281138
Sara Sued dos S. B Fernandes - Ra 279884
Juazeiro - BA 28/09/12
Finalidade da pesquisa
A pesquisa social pode decorrer de razões de ordem intelectual, quando baseadas no desejo de conhecer pela simples satisfação para agir. Daí porque se pode falar em pesquisa pura e em pesquisa aplicada.
A pesquisa pura busca o progresso da ciência, procura desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e consequências práticas. Seu desenvolvimento tende a ser bastante formalizado e objetiva a generalização, com vistas na construção de teorias e leis.
A pesquisa aplicada, por sua vez, apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, pois depende de suas descobertas e se enriquece com o seu desenvolvimento; todavia, tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilizada e consequências práticas dos conhecimentos. Sua preocupação está menos voltada para o desenvolvimento da teoria de valor universal que para a aplicação imediata numa realidade circunstancial. De modo geral é este o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os psicólogos, sociólogos, economistas, assistentes sociais e outros pesquisadores sociais.
Níveis de Pesquisa
Cada pesquisa social, naturalmente, tem um objetivo específico. Contudo, é possível agrupar as mais diversas pesquisas em certo número de agrupamentos amplos. Assim, Duverger (1962) distingue três níveis de pesquisa: descrição, classificação e explicação. Selltiz et al. (1967) classificam as pesquisas em três grupos: estudos exploratórios, estudos descritivos e estudos que verificam hipóteses