REDE GATOS HOTELS - GESTÃO DE PESSOAS
Na Teoria de Sistemas
• A organização é vista como um todo composto por partes, cujas atividades afetam a atividade de toda a organização.
• A organização é considerada uma parte do sistema maior, que é o ambiente externo que a envolve. É um sistema aberto, dependente de insumos (matérias- primas, recursos humanos, capital, informação, etc.) e ao qual oferece seus produtos e serviços.
Na Teoria Contingencial
Busca entender qual a estrutura organizacional mais adequada a diferentes contingências (ou condições) ambientais.
Observou-se que as teorias existentes não funcionavam em todas as organizações e em todos os contextos. Métodos e técnicas altamente eficazes em uma situação deixavam de ser eficientes e eficazes em outras.
2) Diferenças
Teoria dos Sistemas
Possui como principal característica a visão de que os sistemas interagem entre si, sendo que a falha nesta interação ocasiona uma modificação. Segundo Kurcgant (1991 p.11) “foi desenvolvida em 1960 e fundamentou-se em três premissas básicas: os sistemas existem dentro de sistemas; os sistemas são abertos; e as funções de um sistema dependem de sua estrutura.”
Teoria Contingencial
Nesta teoria se enfatiza o fato do ambiente externo ocasionar as modificações de estruturação e organização de uma empresa. Também enfoca a tecnologia como um alicerce que influencia nos resultados da empresa. A empresa deve ser ajustada e adaptada ao ambiente e à tecnologia, assim como seus processos regulamentadores, como meio de se manter ativa e eficiente.
3) Quanto às Teorias:
A Teoria dos Sistemas As organizações constituem-se de um sistema inseridas em um meio ambiente onde existem recursos para o desenvolvimento da atividade proposta e consequentemente dos resultados almejados; os elementos fundamentais para a realização do objetivo da empresa são: a entrada, os processos e as saídas, cada um sofrendo influências do meio ambiente provocando