Rede de computadores
A REDE SURGIU COMO UMA SOLUÇAO PARA TODAS ESSAS NECESSIDADES DE COMPARTILHAMENTO. DESDE AS IMPRESSORAS AOS MAIS DIVERSOS PERIFERICOS, SENDO APENAS NECESSARIO A IMPLEMENTACAO DE UMA INTERFACE DE REDES.
HISTORICO
POR VOLTA DE 1974, SURGIU OS COMPUTADORES MENORES, DENOMINADOS DE MINI COMPUTADORES, POSSIBILITANDO A DESCENTRALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO DE DADOS E IMPRESSAO DE INFORMAÇÕES.
EM 1980 SURGIU, OS MICROCOMPUTADORES PC( PERSONAL COMPUTER) COM A ESPECIFICAÇÃO ABERTA. O PC ERA UM EQUIPAMENTO DE USO INDIVIDUAL, POREM UTILIZAVAM DIFERENTES ESPECIFICAÇÕES DE HARDWARE E SOFTWARE. ESSAS DIFERENÇAS CAUSARAM DIVERSAS INCOMPATIBILIDADES, REDUNDANCIA DE INFORMAÇÕES E TORNOU DIFICIL A COMUNICAÇÃO ENTRE REDES.
ATUALMENTE TEMOS A INTERNET (WWW – WORLD WIDE WEB) QUE É A REDE QUE MAIS SE APROXIMA DA VISAO DE UMA REDE GLOBAL, CRESCENDO DIA A DIA TANTO EM TERMOS DE USUARIOS COMO DE SERVIÇOS.
MODELO ISO/OSI
A CAMADA 1 – FISICA
É A CAMADA DE MAIS BAIXO NÍVEL. DEFINE AS ESPECIFICAÇÕES ELETRICAS, MECANICAS E FUNCIONAIS PARA ATIVAR, MANTER E DESATIVAR A LIGAÇÃO FISICA ENTRE DOIS COMPUTADORES EM REDE. ESPECIFICA AS CARACTERISTICAS FISICAS COMO TIPO DE CABO, A CODIFICAÇÃO DOS SINAIS, CONECTORES E LIMITAÇÕES DE DISTANCIA E VELOCIDADE.
É RESPONSAVEL PELA TRANSMISSAO DE BITS DE UM COMPUTADOR PARA OUTRO ATRAVES DE MEIO FISICO. TRANSFORMANDO OS BITS EM IMPULSOS ELETRICOS OU OPTICOS PARA QUE POSSAM TRAFEGAR NO CABO DE REDES.
CAMADA 2 – ENLACE
DEFINE AS CARACTERISTICAS DA REDE E DA COMUNICAÇAO, TRABALHA COM O ENDEREÇO MAC DE ORIGEM E DE DESTINO.
CAMADA 3- REDE
DEFINE OS ENDEREÇOS DE REDE, EXECUTA O ROTEAMENTO E GERENCIA O TRAFEGO AO NIVEL DE REDE.
CAMADA 4- TRANSPORTE
SERVIÇOS DE TRANSPORTE, GARANTINDO A ENTREGA DOS DADOS AOS NIVEIS SUPERIORES SEM ERRO, EM SEQUENCIA, SEM PERDAS OU DUPLICACOES.
CAMADA 5 – SESSAO