rede de computadores
Para esse exemplo, usarei o Packet Tracer.Esse software foi desenvolvido pela própria Cisco para que os interessados pudessem fazer treinamentos e experimentos em seus equipamentos. Esse software é altamente recomendado para os interessados em entender conceitos de roteamento além de colocar em prática projetos teóricos ou mesmo testar futuras configurações em roteadores reais. Devemos, nesse primeiro exercício, criar a seguinte ligação de rede:
Para começar, com um projeto novo no Packet Tracer, vou adicionar um Router modelo 2620XM.
Feito isso, vou clicar sobre o roteador que foi colocado na Área de Trabalho do PT e vou clicar 1 vez sobre ele. Ao fazer isso, será aberta uma tela para adicionarmos módulos nesse roteador bem como fazer as configurações necessárias.
Para interligar os dois roteadores, vou usar a interface serial do roteador. Podemos verificar que esse roteador não possui nenhuma interface serial, então vamos adicionar um módulo de interface serial. Para fazer isso, primeiro devemos desligar o roteador.
Depois vamos selecionar o módulo a ser adicionado no roteador. Nesse caso, vamos usar o módulo NM-4A/S. Clicamos sobre ele do lado direito (01) nessa tela, e o módulo será exibido no canto direito inferior. Clicamos então sobre ele (02) e arrastamos até o “slot” do roteador. Feito isso, ligamos (03).
Caso queria acompanhar o processo de “start” da IOS, é só clicar na guia CLI que o processo será exibido.
Como é um roteador sem configuração nenhuma, depois da IOS ser totalmente carregada, será exibida a seguinte mensagem: “Continue with configuration dialog? [yes/no]:” Vamos optar por não usar esse assistente pois usaremos a configuração manual. Então digite no e pressione “Enter”.
Depois pressione “Enter” novamente, conforme solicitado pelo Router.
Lembrando que o primeiro acesso é feito no modo usuário, devemos acessar o modo privilegiado para depois