Rede de computadores
1. CAPA 2. INTRODUÇÃO 3. DESENVOLVIMENTO: • CONCEITO • ELEMENTOS • CLASSIFICAÇÃO 5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A comunicação é uma das maiores necessidades da sociedade humana desde os primórdios de sua existência. Conforme as populações se espalhavam, a comunicação a longa distância se tornava cada vez mais uma necessidade e um desafio. Formas de comunicação através de sinais de fumaça ou pomboscorreio foram as maneiras encontradas por nossos ancestrais para tentar aproximar as comunidades.
A conjunção destas duas tecnologias – comunicação e processamento de informações – veio revolucionar o mundo em que vivemos, abrindo as fronteiras com novas formas de comunicação, e permitindo uma maior eficácia dos sistemas computacionais. Redes de computadores são hoje uma realidade neste contexto. Para que possamos entendê-las, é necessário que observemos como se deu a evolução dos sistemas de computação até os dias de hoje, onde a distribuição do poder computacional é uma tendência indiscutível.
CONCEITO DE
REDES DE COMPUTADORES
Uma rede é um conjunto de hardware e software que permite o estabelecimento de comunicação entre computadores individuais.
Módulo Processador é qualquer dispositivo capaz de se comunicar através do sistema de comunicação por troca de mensagens.
O Sistema de Comunicação vai se constituir de um arranjo topológico interligando os vários módulos processadores através de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regras com o fim de organizar a comunicação (protocolos).
[pic]
Figura – Sistema de comunicação.
O Hardware de Rede envolve dispositivos eletrônicos, meios e tecnologias de transmissão que são usados nos diversos tipos de redes de computadores conhecidos. Os dispositivos