Rede de Computadores 1
Nome: Raul Pedro Leda Rizzatto 5174
Faculdade: Faculdade Origenes Lessa - FACOL
Curso: Sistemas de Informação/Bioenergia – Fichamento: 001/2014
Disciplina: Metodologia Científica e Iniciação à Pesquisa
Rede de Computadores
Conceituação
Segundo Tanenbaum (1994, p. 3), uma empresa com muitas fábricas utiliza bastante as redes de computadores para acompanhar o inventário, monitorar a produtividade e emitir a folha de pagamento local. Mesmo que as fábricas sejam distantes, e que em cada fábrica tenha um computador sendo utilizado em um local isolado, pode-se obter informações de outras fábrica através das redes.
TANENBAUM, A. S. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 786 p.
“A infra-estrutura de gerenciamento especificada pela International Organization for Standardization (ISO) define que gerente é uma aplicação de gerencia (software cliente) que faz as requisições de operações, recebe notificações, enquanto que o agente (software servidor) é que recebe e processa estas operações e envia as respostas e emite as notificações.”
PÉRICAS, F. A. Redes de computadores: conceitos e a arquitetura internet. Blumenau: EdiFURB, 2003. 158 p.
Tanenbaum distingue sete tipos de Redes de Computadores:
1. a PAN (Personal Area Network, ou rede pessoal) é uma rede de computadores usada para comunicação entre dispositivos de computador perto de uma pessoa.
2. a LAN (Local Area Network, ou Rede Local) é uma rede onde seu tamanho se limita a apenas uma pequena região física.
3. a VAN (Vertical Area Network, ou rede de vertical) é usualmente utilizada em redes prediais, vista a necessidade de uma distribuição vertical dos pontos de rede.
4. a CAN (Campus Area Network, ou rede campus) é uma rede que abrange uma área mais ampla, onde pode-se conter vários prédios dentro de um espaço contínuos ligados em rede.
5. a MAN (Metropolitan Area Network, ou rede metropolitana) é uma rede onde temos, por exemplo,