REDES DE COMPUTADORES 1
LAN (Local Area Network)
Denominado também Redes Locais. A LAN caracteriza-se por ocupar uma área limita, são vários computadores interligados em um espaço físico, um edifício ou alguns edifícios próximos, mas na maioria das vezes limitam-se a apenas um piso, um conjunto de salas ou uma única sala. Esta rede de computadores interligados tem como finalidade troca de dados. Mais precisamente, a LAN é um conjunto de hardware e software estabelecendo comunicação entre si, trocando informações e compartilhando recursos físicos e lógicos. São redes de débito médio ou alto (desde 10 Mbps até 1 Gbps, sendo atualmente o valor de 100 Mbps o mais comum). A tecnologia mais divulgada é o “ethernet”, ainda em “broadcast”, ou usando já “comutação”. Existe um conjunto de serviços e protocolos que são característicos das redes locais e que fazem parte da definição de rede corporativa.
Segundo o livro REDES DE COMPUTADORES “As LANs sem fio são muito populares atualmente[...]. Nesses sistemas, cada computador tem um rádio modem e uma antena, que ele usa para se comunicar com outros computadores. Quase sempre, cada computador fala com um dispositivo no teto” como mostra a figura 1. “Esse dispositivo, chamado ponto de acesso (AP – Access Point), roteador sem fio ou estação-base, repassa os pacotes entre os computadores sem fio e também entre eles e a Internet[...]. Existe um padrão para as LANs sem fios. Chamado IEEE 802.11, popularmente conhecido como WiFi, que se tornou muito conhecido. Ele trabalha em velocidades de 11 a centenas de Mbps.[...]”
WAN (Wide Area Network)
As redes de área alargada ou rede de longa distância, abrange uma maior área, com dimensão correspondente à países e continentes. São constituídas, na realidade, por várias redes interligadas, como exemplo, LANs e MANs. O exemplo mais divulgado é a “internet”. Há uma grande diversidade nas tecnologias utilizadas para transmissão dos dados, mas para que essa troca de informações ocorra é