Rede com o Packet Tracer
TURMA
...
PROFESSOR
...
ALUNOS
...
...
…
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado numa parceria entre os alunos “...”.
A configuração de rede da Lan House “...”, situada à “...” serviu como referência para a simulação de uma rede simples através do programa “Packet Tracer”, e também forneceu diretrizes para que fossem feitas abordagens sobre sua configuração, incluindo os equipamentos utilizados, os recursos de segurança e a detecção de possíveis falhas e soluções viáveis. Para melhor compreensão, decidimos dividir em tópicos os aspectos a serem comentados.
Topologia
A rede possui 1 servidor, 14 máquinas clientes e uma impressora Multifuncional Brother DCP 8085DN, e sua topologia é do tipo estrela.
O roteador wireless recebe a conexão via cabo de um provedor local e a disponibiliza para o switch e para dispositivos que aceitam wi-fi, sendo necessário, neste último caso, senha de acesso. O roteador também possui senha de acesso para suas configurações. Todas as máquinas possuem endereços ‘IP’ estáticos, ordenados estrategicamente de acordo com o nome e a localização física da máquina.
Servidor
O servidor conta com Windows 7 e utiliza o software “Nexcafé” para fazer o gerenciamento de acesso às estações. Ele também possui uma pasta que é compartilhada para toda a rede, a qual é utilizada para a troca de arquivos durante as manutenções, por exemplo. Essa pasta é protegida por senha.
Não há uma rotina de backup, pois as pastas do usuário se encontram em uma partição separada e o banco de dados pode ser transferido sem necessidade de manutenção ou reinstalação do aplicativo. Isso não garante total segurança das informações, e por este motivo está sendo discutida a criação de uma rotina diária ou semanal de manutenção e backup do banco de dados através do armazenamento na nuvem. O servidor utiliza antivírus Avast e possui senha de segurança, e a conta utilizada é a