Configurando uma Rede Virtual (VLAN) Utilizando o Software Cisco Packet Tracer
IMPLEMENTAÇÃO DE REDE ESTRUTURADA BASEADA EM REDE PONTO A PONTO
1.0 Estrutura da Empresa Massa SA: Esta empresa possui a seguinte estrutura:
Sendo que nesta empresa, será implementado uma rede baseado em sistema Ponto a Ponto, para melhor controle de centralização de gerenciamento de dados, em que os setores empregados nesta rede serão:
Setor de finanças (compras, contas a pagar e a receber) – 01 analista de finanças e 03 auxiliares;
Setor de contabilidade – 01 analista contábil e 02 auxiliares;
Setor de recursos humanos (RH) – 01 psicóloga, 01 analista de RH e 01 auxiliar;
Setor de produção (almoxarifado) – 01 líder de produção, 01 almoxarife, 20 funcionários (Os 20 funcionários não necessitarão de computadores para trabalho);
Setor Administrativo - 3 administradores;
2.0 Implementação da Rede:
1 - Os setores serão divididos em VLANs (Virtual Local Area Network), onde cada funcionário terá acesso somente aos computadores de seu respectivo setor.
2 - Os três administradores terão acesso á todos os computadores da rede, ou seja, a todas as Vlans.
3 - Para segurança das informações de armazenamento de arquivos e diretórios estratégicos do setor administrativo, será utilizado o protocolo SSH para criptografar os dados enviados e recebidos na rede administrativa e prevenções contra intrusão.
4 - No setor administrativo será feita a implementação de um switch Multilayer 3560 de 24 portas, para armazenar todas informações da VLAN administrativa no banco de dados deste switch, para que quando houver uma falha no switch que está operando esta VLAN, o banco de dados do switch Multilayer terá armazenado todas as configurações e informações da Rede Virtual. Este switch será conectado através de uma cabo Par Transado, em modo acesso no switch que se conecta diretamente as VLANs.
5 - Para melhor acessibilidade ao switch, um PC conectado em modo console no switch em que está conectado as VLANS, isto permitirá que o técnico tenha