rede brasileira de calibração
Disciplina: Metrologia Industrial
Professor: Adalberto Mohai
PESQUISA SOBRE A
REDE BRASILEIRA DE CALIBRAÇÃO
(RBC)
Nome: Alessandro Condrasisen Biadolla, RA:0000042011
Nome: Jackson Deniz Junior, RA: 00000 42235
Nome: Márcio dos Santos Fagundes, RA: 0000046570
Nome: Rodrigo de Souza, RA: 0000035329
Faculdade Anhanguera
26 de Abril de 2013
SUMÁRIO.
1- INTRODUÇÃO
2- FUNDAÇÃO
3- OBJETIVO
4- EXIGÊNCIAS
5- VANTAGENS
6- CONCLUSÃO
1- INTRODUÇÃO.
O movimento da qualidade no Brasil e a substituição da política econômica protecionista estimularam de forma expressiva a demanda de serviços metrológicos, suplantando a capacidade de atendimento dos laboratórios disponíveis no Inmetro. Com o objetivo de disponibilizar ao país uma infra-estrutura de serviços básicos para a competitividade, em atendimento à demanda, foi estimulada a criação da Rede Brasileira de Calibração (RBC).
2- FUNDAÇÃO.
Em 1980 foi criada a (RBC), constituída por laboratórios credenciados pelo Inmetro, a RBC congrega competências técnicas e capacitações vinculadas às indústrias, universidades e institutos tecnológicos, habilitados à realização de serviços de calibração.
3- OBJETIVO.
De forma mais ampla, a RBC atua também no provimento dos serviços metrológicos que estabelecem as salvaguardas da defesa do consumidor, da construção da cidadania, da saúde, da proteção e preservação do meio ambiente.
4- EXIGÊNCIAS.
Os requisitos de credenciamento estão divididos em dois grandes grupos:
1. Requisitos administrativos, que incluem todos os aspectos organizacionais internos e as interfaces internas e externas, com ênfase a um adequado atendimento ao cliente;
2. Requisitos técnicos, que abordam todos os aspectos que influenciam diretamente na confiabilidade dos resultados, tais como: pessoal técnico, infra-estrutura, padrões, métodos e procedimentos, entre outros, com especial ênfase na