A sociologia
Acontecimentos de ordem Cultural
Acontecimentos de Ordem Econômica
Acontecimentos de Ordem Política
No primeiro acontecimento podemos citar a substituição de explicações sobre o mundo. Nesse caso tinha uma explicação sobrenatural para racional dos fenômenos. Tendo como conceito duas visões a primeira Deus era o centro de todas as coisas, explicações, acontecimentos da vida, a outra visão por meio da ciência explicando de forma racional o homem passa a ser o centro das explicações. Tais visões eram conceituadas como “teocêntrica” sendo substituída pela “antropocêntrica”.
Teocentrismo :é a filosofia ou doutrina que considera Deus o fundamento de toda a ordem no mundo.1 Nesta visão, o significado e o valor das ações feitas às pessoas ou ao ambiente são atribuídas a Deus. Os princípios do teocentrismo, como a humildade, o respeito, a moderação, a abnegação e a atenção, pode levar a uma forma de ambientalismo. A Idade Média pode ser denominada teocêntrica porque todas as suas ideias giravam em torno de Deus, o Deus da Revelação judaico-cristã e não o "Deus do filósofos".
Antropocentrismo : é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem. É normal se pensar na ideia de "o Homem no centro das atenções".
O termo tem duas aplicações principais. Por um lado, trata-se de um lugar comum na historiografia qualificar como antropocêntrica a cultura renascentista e moderna, em contraposição ao suposto teocentrismo da Idade Média. A transição da cultura medieval à moderna é frequentemente vista como a passagem de uma perspectiva filosófica e cultura centrada em Deus a uma outra, centrada no homem – ainda que